----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
voltar / back
 
Jorge Marques - Extéril
Inauguração
Opening

20 - 07 - 2013

Extéril

22h Sábado / 10pm Saturday

JOAQUIM JORGE MARQUES

"No limite"

....................................................

São alguns desenhos. Pequenas séries. São 'frames'. São desenhos mínimos; um corte, uma linha, uma marca, uma superfície. São desenhos em partes. São desenhos que formam outros desenhos, na parede.
Nestas séries de desenhos coloquei o problema do limite como circunstância do desenho. O limite do que pode ser um desenho no traço, na superfície, no olhar que observa, no gesto que produz.
Desenhar, foi neste sentido, lidar com as circunstâncias conceptuais, materiais, temporais e perceptivas que determinaram o processo do desenho. O corte, o gesto, o traço e em última instância o corpo que se vai 'grafar' na folha de papel, e o modo como o desenho incorpora essas marcas, como uma extensão semântica do próprio desenho.

J.J.Marques, Jul,2013
....................................................

J.J. Marques, 1967
Vive e trabalha no Porto.

Artista plástico e Assistente na area cientifica de Desenho na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, onde lecciona desde1998.

1996 - Concluiu o ciclo Especial de Artes Plásticas – Pintura, Faculdade de Belas Artes do Porto.
2006 - Apresentação de provas de aptidão pedagógica e capacidade cientifica, com o trabalho de síntese – “As imagens do desenho. Percepção espacial e representação”, e relatório de aula – “ Os modos do desenho”.
2009 - Inscrição em doutoramento com o tema – “ O processo como circunstância do desenho”.

Desenvolve trabalho artístico em Desenho, Pintura e Fotografia.
Expõe individual e colectivamente desde 1993

.....................................................

Curadoria de
Curated by
Teixeira Barbosa
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
voltar / back