----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
voltar / back
 
  nuno sousa - extéril
 
Inauguração
Opening

Extéril

18. 07. 2015

22h Sábado / 10pm Saturday

NUNO SOUSA

"Diário de um Náufrago"
                           
“Os registos que possuímos são muito vagos, dispersos… na maioria dos casos, não nos servem de muito em matéria de elucidação. O que terá acontecido realmente naquele espaço de tempo (quanto? dias, meses, anos? que interesse tem?). Poucas coisas sabemos em concreto sobre o nosso náufrago. As suas inúmeras anotações – das quais cremos ter acesso a apenas um número extremamente reduzido – não esclarecem nem procuram esclarecer o que se terá passado. São apontamentos ensimesmados, notas soltas, diálogo mantido consigo mesmo. Por vezes, temos a sensação de que nos despista propositadamente.    
 (…)
Acreditamos, contudo, ser possível discernir a lógica dos seus gestos e acções. Reunimos todo o tipo de especialistas e estudiosos da matéria. Conjecturamos inúmeras cartografias – percursos, acidentes, situações. Foram realizados grandes progressos!                                                                                                                       
(…) 
Ambos os métodos são semelhantes. Para nos aproximarmos das suas cogitações, vimo-nos na obrigação de imitar os seus passos. Simultaneamente detectives e criminosos, responsáveis pela criação do problema e sua resolução. Espalhámos as pistas que incrédulos recolhemos.                                                                                               
Estamos atentos à atenção.
(…) 
Há dias totalmente inúteis. Os nossos apontamentos misturam-se com os originais. No dia de ontem, todo o mistério resolvido à custa de uma cópia mal resolvida.          
(…) 
A análise a estes registos induz-nos continuamente em erro. Toda a espécie de cálculo e dedução é inútil. Não existe verificação possível. Estivemos, durante muito tempo, a correr atrás da própria cauda em volta de uma mesa. Desistimos.“


...............................

NUNO SOUSA

Porto, 1979.
Licenciado em Artes Plásticas – Escultura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP, 2004). Mestre em Ensino de Artes Visuais pela FBAUP/ FPCEUP (2010).  Doutorando em Educação Artística na FBAUP e membro fundador da Sombra Própria Associação Cultural, associação que alberga o projecto — Clube de Desenho  — criado em Setembro de 2010 juntamente com Carlos Pinheiro, Marco Mendes e Sofia Barreira. Foi membro fundador do colectivo Senhorio, no Porto, participando desde 2004 na produção e publicação de vários fanzines. É desde 2009 Assistente Convidado de Desenho na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) e de Projecto I na Licenciatura de BD/Ilustração na Escola Superior e Artística do Porto (extensão de Guimarães – ESAG). Em 2012 publicou o livro “Sobrevida”, em co-autoria com Carlos Pinheiro, editado pela Imprensa Canalha, Lisboa. Ilustrador colaborador da Revista 2 do jornal Público desde 2012.

diariodeumnaufrago.wordpress.com

...............................

Curadoria de:
Curated by:
Teixeira Barbosa

......................................................................
Metro
Subway
- Marquês de Pombal
- Faria Guimarães

......................................................................
Localização
Location
Extéril
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
voltar / back