----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
voltar / back
 
  extéril - nuno sarmento
 
Inauguração
Opening
21. 01. 2017

22h Sábado / 10pm Saturday

até 15. 03. 2017 until

NUNO SARMENTO

"Exercício de Auto-Exploração #1"

Uma Galeria já não tem de ser um mero suporte de trabalhos exteriores a si. Porque não criar algo que só possa acontecer do/no próprio sítio? Algo que de lá nasça e para lá cresça? Apropriação do espaço. Habitá-lo.
Proponho-me a mudar-me para a galeria e nela começar a expressar-me. Munido apenas da minha caneta e da minha imaginação, testo os meus limites criativos, físicos e psíquicos. A experiência dura até o resultado me satisfazer.
Um exercício de auto enclausura de modo a perceber se o que produzo vem de mim ou se é apenas uma apropriação e transformação de tudo o que me rodeia.
Pode a imaginação esgotar-se? Proponho-me a descobrir.
................................................
Começo.
Levanto voo.
Carrego no acelerador que me impulsiona pelo espaço. O espaço sou eu.
Que ideias, que mundos hei-de contar?
Lá vai ele, o verdadeiro rocking jesus, seguido da carroça do inferno, que das profundidades decidiu emergir.
O gordo segura a nave, é o seu dever.
E zás, cortam-lhe o coração. A alma de Janis Joplin grita de dor. E é claro, o mesmo taradão de sempre. Vai trabalhar rapaz, que desenho é passatempo.
Não nos podemos esquecer, claro, que ele é mestre de skate, ou quase sempre o é. Hoje correu mal, não contava com o Helicóptero que triunfante entre em cena. Como foi que aquele rapaz foi lá parar? Esqueleto gorila de Jetpack. Combinação de palavras pouco comum. Talvez deva acrescentar que tem pernas de pau.
A inacabável guerra entre comida e talheres continua. A garfa já está no chão e o faco saca da sua pessoa para combater o Senhor Hamburguer.
Vida de cão, sempre atrasado. Trabalha-se para que os porcos do estado, capitalistas de merda! Todos donos da sua república das Tangerinas de Saturno!
Brilha seu diamante, brilha e leva a noite contigo. Eu vou atrás! Boullée inspira-me a entrar na Máquina.
Não há mais ideias. Tudo o que aparecer é imediatamente posto cá fora antes que se perca! Papas que conspiram contra o mundo, descobriram a internet e agora sabem como domina-lo! Anjos e diabos e ainda o Super-Homem. Enfim… E o pobre do dinossauro… Tudo o que ele queria era jogar Mário, mas ninguém o deixa!
Ele foge com o leite Gordo, dono do seu segredo e a Mona Moderna espreita de dentro da sua alma. Uma abelha gigante mecânica? É isso? Nem percebo bem, mas inspira a que tudo à sua volta queria voar também.
O viking sem remorsos destrói a lua. Tem que ser, o amanhã não pode esperar para sempre. O explorador pede ajuda ao Chilão, que está bêbado para variar, e juntos vão atrás do mapa do tesouro.
Queria explorar mais o mundo, mas tenho que estudar. Ao menos aqui o tempo não passa.
E é no meio da selva que te encontro. Estiveste aqui este tempo todo à minha espera? Não te deixes enganar por truques baratos rapaz, há sempre 2 faces! (pelo menos…)
Quase que nos esquecíamos do nosso amigo Mr. Pimp’o. Pode parecer um rebelde, mas ele até é boa pessoa.
As comportas da mente vão-se abrir. Vale tudo, desde que saia a jato! Enche-me de vida as páginas abandonadas! É demais? Não se percebe nada? E então? O desenho é meu, faço o que eu quiser!
O desenho já se faz por si. É só deixar lá a mão e ela fica a desenhar o que lhe apetece. Animais, transcendentais, malabaristas das emoções. Não ponhas lá a mão, que estes mordem.
Os cães de 3 olhos e mega bombados do espaço vieram conquistar a terra. O rapaz foge, estava a meio do banho, vejam lá!
A nave do rock e a sua banda aproximam-se. Os melhores músicos do universo juntaram-se e largaram toda a sua magia em nós. Um novo universo começa a espalhar-se. Uns afogam-se nele, outros usam-no para boiar… É tudo uma questão de perspetiva. Aprende a nadar, ou vai-te correr mal.
Todas as forças vêm dar aqui. O ponto final. O ponto inicial. O momento em que todos os sonhos hão de tocar o mundo.
Esta é a minha história. Ou pelo menos uma delas. Ou então muitas delas. E é claro, é o António que canta o meu regresso. Que viagem musical fantástica…
................................................
................................................
Lançamento

FLANZINE 7+7 - Adão e Eva
Extéril + Flanzine

................................................
Uma revista inspirada nos velhos fanzines, idealizada no Facebook, por dois amigos virtuais, João Pedro Azul e Luis Olival, unidos na ressaca de uma geração que resiste, sobrevivendo através de humor negro. Com alguma ousadia, foram contagiando um conjunto de autores e artistas de diferentes quadrantes e linguagens que se foram juntando à FLANmília (literatura, ilustração, cinema, música, fotografia, poesia, teatro). O design retro de Filipa Campos encerra a santíssima trindade conceptual deste pudim cultural.

Partindo dos Diários de Adão e Eva de Mark Twain, convidamos os autores a escrever uma carta a Adão ou a Eva; daqui surge um número divido em dois, de um lado as Cartas para Ele, e do outro, as Cartas para Ela.

Ao longo destes quase quatro anos, foi e continua a ser nossa intenção fazer de cada número um desafio, não só para os autores mas também para toda a equipa criativa.

Neste número, com capa de João Fazenda, colaboram cerca de 50 autores, com prosa, ilustração, poesia e fotografia. Entre eles, nomes como António Cabrita, Ana Luena, Rui Vitorino Santos, Manuela São Simão, Patrícia Portela, Fernando Pinto do Amaral, Miguel Loureiro, Paulo Mendes, Susana Mendes Silva, Júlio Dolbeth e Manuel Jorge Marmelo. O design é da dupla lina&nando.

A Flanzine é uma revista trimestral, inspirada no universo Fanzine, surgida no facebook, idealizada por João Pedro Azul (editor) e Luis Olival, com a colaboração da designer Filipa Campos. A aposta foi desde logo uma revista de preço acessível (5€) e de qualidade formal e de conteúdos. Conta já com um universo de colaborações artísticas com mais de 250 autores (portugueses e estrangeiros).

+ info
FLANZINE
................................................
................................................

Nuno Sarmento
Nasci no Porto, em 1996, e por cá ando desde então.
Desde que me lembro que me interesso pelo desenho, se não mesmo por todas as formas de produção artística que dele advêm. O diário gráfico, que em tempos era simplesmente o caderno de desenho, sempre andou comigo e desde cedo percebi as suas potencialidades.
Com isto em mente, tomei a decisão no 10º de frequentar o curso de artes na Escola Artística Soares dos Reis, no Porto, onde me especializei em Design de Equipamento. Foi aqui onde tive o primeiro grande contacto com o desenho à vista e com as possibilidades do desenho em si.
Segui o meu percurso académico para a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto e é lá que estou hoje, a frequentar o 3º ano.
Fora do ensino estadual foi onde cresci mais, e consegui explorar mais a minha própria maneira de ver e me exprimir, sobretudo através da Ilustração. Depois de participar no primeiro Creative Camp, promovido pelo canal 180 em 2012, percebi que para desenvolver ao máximo a minha técnica tinha que praticar todos os dias, e é isso que tenho feito. Os resultados de alguma qualidade parecem ter sido reconhecidos e comecei a desenvolver projetos com outros. Os primeiros foram algumas pinturas ao vivo nos vidros em cafés como o “Maus Hábitos” ( no Porto, ou restaurantes como o “Dourum” em Gaia (onde posteriormente fiz o design dos Menus e dos Outdoors), ou a “Casa dos Leitões em Paredes” (2014/2015). Também participei da mesma forma em eventos culturais, como o Festival de Artes de Rua em Arouca (em 2015), ou a Exposição Pirata, também nos “Maus Hábitos”. Fui também convidado a desenhar duas capas para a revista online “Le Cool Lisboa” (2015), e para desenhar o cartaz do festival “Get Wet” em parceria com a “Idiot Mag”(2015). Para tentar levar a mais sítios o meu trabalho, criei também uma pequena marca de roupa, a NKS, que vende apenas artigos com os meus desenhos.
Já tive também a oportunidade de expor a solo em Pitesti, na Roménia, em 2014, e com outros ilustradores e artistas, primeiro na “Galeria Red Nankim”, no Porto e depois na Estação de Metro de S.Bento, ambas em 2015.
Em 2016 participei na exposição e leilão “Quem dá mais” realizado na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, e na exposição “Call For Drawings” montado também na FAUP. No final do ano fui finalista no concurso “Drawing and Photography International Contest- Utopia 500”, tendo direito a uma exposição coletiva, e finalista também no concurso “Arte Jovem”, resultando numa outra exposição coletiva em Torres Vedras.
Ultimamente tenho-me concentrado mais em explorar o desenho à vista e melhorar a minha própria técnica, sem nunca perder interesse na Ilustração.
................................................
Curadoria de:
Curated by:
Teixeira Barbosa

......................................................................
Metro
Subway
- Faria Guimarães
- Marquês de Pombal

......................................................................
Localização
Location
exteril - mapa
Rua do Bonjardim, 1176, Porto - Portugal
Aberto na Inauguração

Visitas por marcação após inauguração
exteril@gmail.com
Open at opening

Visits by appoinment after opening
exteril@gmail.com
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
voltar / back