----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
voltar / back
 
Inauguração
Opening

19.11. 2022

16.30h / 4.30 pm
Sábado / Saturday

até 30.12.2022 until

Gonçalo Furtado

"América 1995 - 2012"
......................................................................

extéril

com o apoio:

logo apbc
......................................................................

Nesta exposição, Gonçalo Furtado aborda as utopias urbanas desenvolvidas na América e, ao ver as suas fotografias, recordo a minha estadia, em 1997, nos EUA, nas grandes cidades, como Nova York, onde fui confrontada com a grande utopia vertical dos centros das cidades americanas, lançada nas primeiras décadas do sec XX, marcadas pela construção dos arranha céus de escritórios em ferro, sinônimos da dinâmica competitiva negocial, assim como os quarteirões da Baixa de Manhattan.  
Em  Chapel Hill, North Carolina, uma Cidade Universitária, também observei a utopia horizontal, nos subúrbios, em que as pessoas da classe média, meus colegas professores, tinham a sua vivenda unifamiliar, no meio de um relvado. Esta era  a cidade do modelo ideal da família americana, das vivendas unifamiliares, com Cadillac à porta e barbecues ao fim de semana, onde se visualizavam jogos de basebol com os vizinhos num alegre convívio. Esta utopia apoiada pelo carro, programa de autoestradas americano de início dos anos 40s, dissemina-se na paisagem suburbana e é exportado para o mundo, como modelo do quotidiano laboral, a deslocação do automóvel para o centro da cidade. 
O subúrbio passava a ser visto como uma nova ideia de cidade, baseada num modelo horizontal de baixa densidade, mas 80% da população vive e deambula de carro, por entre uma dispersão desarticulada de urbanizações residenciais. 
Assim como Gonçalo Furtado escreve, perante este modelo e “face ao desenvolvimento metropolitano prevêem-se vários problemas: infraestruturais e de tráfego, o esgotamento dos terrenos agrícolas e desequilíbrio ambiental…” o que vem estimular a presença do novo paradigma tecnológico centrado na convergência da informática e das telecomunicações – a utopia digital. 
Convido-vos a seguirem estas fotografias para melhor conhecerem a evolução da Cidade Americana através da do Saber e Fotografia do Gonçalo Furtado a quem, desde já, a Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra muito agradece a sua partilha.

Assunção Ataíde (APBC)
Gonçalo furtado é licenciado pela FAUP, mestre pela UPC, e doutorado pela university college of London.
 Foi bolseiro da FCT, tenho também investigado em Londres com supervisão de Neil Leach e apoio da FLB. Integra actualmente o CEAU da FAUP.
É professor de Teoria no MIArq da FAUP. Foi conferencista em várias instituições europeias, norte e sul americanas e organizou variados eventos. Premiado como um “outstanding paper” e “felow pelo IIAS.
......................................................................
......................................................................
Curadoria de:
Curated by:
Teixeira Barbosa

......................................................................
Metro
Subway
- Faria Guimarães
- Marquês de Pombal
......................................................................
Localização
Location
exteril - mapa
Rua do Bonjardim, 1176, Porto - Portugal
Aberto na Inauguração
Open at opening
Visitas por marcação após inauguração
Visits by appoinment after opening
exteril@gmail.com
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

voltar / back