"Somos Sísifo"
01’59’’
Fragmentos de registo de performance em espaço público.
Praça dos Leões. Porto.
Curadoria: Albuquerque Mendes. Projecto: “Olhar o vento”. Promotor: IPDJ Porto
Créditos:
Som: João Magalhães I Registo video: Vitor Lago e Silva
2011
Este projecto remete para o mito de Sísifo, uma alusão á rotina diária, ao esforço do Homem em subir, contorcer e descer e subir novamente as montanhas metafóricas, aqui simbolicamente nas escadas.
Enquanto o som da gaita de foles marca a cadência, o ritmo lento do tempo, Patrícia Oliveira como que em forma de oração vai repetidamente enchendo vísceras de porco com gesso, colocando-as nas escadas numa situação frágil de estruturação.
Contudo estas vísceras vão tomando e definindo forma e estabilidade.
Conceptualmente, aborda-se a questão de ciclo, da repetição, a tentativa de dar forma ao vazio, um elogio ao ser que não desiste e que esta constantemente a tentar.
Conhecer o mundo sentado. Voltar a um sitio no qual nunca estive. Percorrer ruas, pontes, atravessar cidades. Rodopiar a cidade, aproximar-me, afastar-me. Ir ao cimo do monte e voltar. Ir ao cimo do prédio e descer. Conhecer o mundo em postais pixelizados. Explorar lugares secretos , espiar o mundo. Rodopiar monumentos. Visto mais de cima, visto mais de baixo, visto da rua. 35°39'29.6"N 139°44'37.6"E. Medir distância e altura. Vi ali um amigo. Direcções a partir daqui. Direcções para aqui. Porto - Texas. 4416 cidades, voar por cima delas todas. Explorar Marte, Lua e o Céu mas continuar sentado como no inicio desta visita.
1986
É licenciada em Pintura (2005-2009) e mestre em Práticas Artísticas Contemporâneas (2010-2012) pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Em 2008, foi aluna na Hochschule für Bildende Künste Dresden, Alemanha, ao abrigo do programa Erasmus e, em 2011 frequentou um semestre como aluna de intercâmbio na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Brasil, ao abrigo da bolsa Santander. Foi premiada em 2012 na 8ª edição do BES Revelação. Realizou as seguintes exposições individuais: em 2016, “Flor de Sal”, Sismógrafo, Porto; em 2015, "Ruh!", Rua do Sol, Porto e "Pertences", Mupi Gallery, Maus Hábitos, Porto; em 2013, "Colónia de Férias", Boutique – Raum für temporäre Kunst (integrada na programação de The ocean and the river – Karat), Colónia, Alemanha. Das exposições colectivas em que participou, destacam-se: em 2017 “Camaleónica”, CAPC-Sede, Coimbra; em 2016, “Não me contem o fim”, Casa Bernardo, Caldas da Rainha, "Tarmacadame", Porto e "A meio de qualquer coisa", Galeria Graça Brandão, Lisboa; em 2015, "Geração Y", Paços do Concelho, Porto e "Ontem como Hoje", Bienal da Maia; em 2014, "Sem Quartel", Sismógrafo, Porto e "A riqueza múltipla e multiplicadora da ambiguidade”, Espaço Mira, Porto; em 2013, "Grandes Férias", Rua do sol 172, Porto; "Copi Copi", Galeria 111, Porto e "BES Revelação 2012", BES Arte e Finança, Lisboa; em 2012, "BES Revelação", Museu de Serralves, Porto e "Qualquer coisa", Museu da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. cargocollective.com/dianacarvalho/news
...............................................................................
PATRÍCIA OLIVEIRA
1983
É mãe e compõe a sua obra como compõe um escultor, porque pensa, relaciona e vê o mundo através do seu lato sentido escultórico que o aplica nos diversos suportes, meios, materiais e situações quando encontra o espaço necessário para que a sua obra aconteça. Interessa-se particularmente pelo espaço público.
A aura do seu trabalho respira naturalmente a formação académica em Escultura ( licenciatura e mestrado) na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, o ensino secundário na Escola Artística Soares dos Reis, a sua pertença ao Grupo X entre 1998 e 2001( grupo de teatro), assim como também bebe influência do território de pertença e naturalidade Monção ( Alto Minho ) com as suas alquimias próprias onde cria de forma independente projectos educativos e comunitários para crianças e jovens onde fomenta o sentido experimental, crítico e criativo dos mesmos.
Trabalha sob metodologia de rede colaborativa com artistas, artesãos, instituições e pessoas de múltiplas áreas em distintas cartografias de projectos, a exemplo é co-curadora do projecto de performance arte Casa-Mundo a par com o Arte Institute de N. Y. patriciaoliveira.pt
...............................................................................
PEDRO de SOUSA PEREIRA
1983
Licenciatura em Artes Plásticas - Multimédia na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Vive e trabalha em Leipzig. www.behance.net/desousapereira
...............................................................................
SVENJA TIGER
Berlin.
Vive e estuda no Porto , curso de Figurinos do ESMAE.
Fora do encanto pelo teatro tem desenvolvid o um fascínio pela vida circense e sobretudo pela dança com o arco. www.instagram.com/svenjatiger/
...............................................................................
VASCO MENDES
Porto, 1987.
Licenciado em Cinema , desde a sua primeira curta-metragem de curso, que o seu trabalho cruza música, ritmo, arquitectura e cinema. Tem criado para além de videoclipes para bandas portuguesas emergentes, documentários, onde o tema principal é a música, a cidade e as pessoas. www.vascomendes.com
...............................................................................
...............................................................................
Curadoria de
Curated by
Fernando Sebastião
...............................................................................