|
.....................................................................
CARLOS MENSIL
"Ping Pong"
2017
Carlos Mensil. Natural de Santo Tirso, actualmente vive e trabalha no Porto.
Realizou o Mestrado em Pintura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, logo após a conclusão da licenciatura em Artes Plásticas (ramo de pintura), na mesma instituição.
Totalmente dedicado à actividade de artista plástico, tem vindo a colaborar em vários projectos ligados às artes plásticas, bem como a participar em várias exposições individuais e colectivas.
.....................................................................
CARMO AZEREDO
S/ Título
Carmo Azeredo (Porto, 1989) vive na sua cidade natal, na qual nos últimos anos trabalhou principalmente como produtora artística e pontualmente como artista plástica. Foi até recentemente responsável pela produção artística e pela orientação de programação do Maus Hábitos e da Saco Azul Associação Cultural, para os quais desenvolveu diversos programas de exposições, residências e acções artísticas. Licenciou-se em Artes Plásticas na Faculdade de Belas Artes do Porto em 2012, e realizou no ano passado uma pós-graduação em Arte Contemporânea pela Escola Superior Artística do Porto. Enquanto artista o seu trabalho desenvolve-se de forma multidisciplinar e intermitente.
.....................................................................
EDUARDA SÁ ANDRESEN
"November something"
vídeo 11'11''
Nasceu no Porto, estudou pintura, escultura, tapeçaria e cerâmica na ESBAP, onde se licenciou e onde recentmente concluiu o mestrado em Desenho e Técnicas de Impressão. Viveu na Alemanha de 1994 a 2004. Expôs sózinha e em colectivas em Portugal, Cabo-Verde, Alemanha e Irlanda. Frequentou vários cursos de vídeo no canal aberto de televisão de Kiel, Alemanha. Manifesta-se atualmente como artista multimédia, estando concentrada no estudo da música electrónica e no noise na Associação Sonoscopia.
.....................................................................
FILIPA CRUZ
"Duas peças em ferro"
Dimensões variáveis
2017
Filipa Cruz (n. 1990) é Professora Adjunta Convidada no Paris College of Art e no Instituto Politécnico de Coimbra. Licenciada em Artes Plásticas – Escultura [FBAUP], Pós-Graduada em Estética [Panthéon-Sorbonne], Mestre em Artes Plásticas [École Nationale Supérieure des Beaux-Arts de Paris], Doutorada em Arte [FBAUP]. Expõe em Portugal e em França, destacando-se “Nimium ne crede colori” [Lugar do Desenho – Fundação Júlio Resende] e “Felicità: Rendre réel ce qui ne l’est peut-être pas” [Palais de Beaux-arts, Paris].
.....................................................................
GIL MACHADO
"A raiva e as cabeças de vento em Paris"
lápis de cera sobre cartolina
130 x 100 cm
Gil Machado. Foi nascer a Vila Real em 1988 porque a mãe tinha amigas no hospital local. Morou em Baião, no Porto e em São Paulo. Acha que isso o torna um bocadinho importante. Quis ser actor mas virou, com muito gosto, arquitonto pela FAUP, em 2014. Faz desenhos com uma frequência irritante e alguma poesia de auto-comiseração... Não expõe nada de jeito desde nunca. Por ora mora e trabalha na sua terra natal onde fundou, com mais quatro amigos, o coletivo 'Calhau', em desintegração iminente, mas com presença habitual numa espécie de toca (ou refúgio) em forma de livraria chamada 'Traga-Mundos'.
.....................................................................
JOANA RÊGO
"Poesia I"
acrílico sobre madeira
35cm x 56,5cm
2017
Joana Rêgo nasceu no Porto em 15 de Novembro de 1970.
Artista Plástica – Pintora.
Professora do Ensino Superior, na ESAD desde 1999.
Investigadora na ESAD— IDEA.
Doutoramento pela FBAUP no Doutoramento DAD (Doutoramento em Arte e design), 2017.
Diploma de Estudos Avançados do Doutoramento “Modos de conhecimento na prática Artística Contemporânea”, 2006 Pela Universidade de Vigo — Faculdade de Belas Artes de Pontevedra, Espanha.
Bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento em 1998 / 1999
Mestrado em Pintura no San Francisco Art Institute, EUA, 1999
Curso de Artes – Plásticas, Pintura pela FBAUP em 1995
Tem participado em diversos júris e orientado vários workshops nacionais e internacionais.
Em 2001 obteve uma bolsa da Comissão Tripartida (IAC; Gulbenkian e FLAD) para realização de exposição Individual em Roterdão - Holanda, no âmbito do projecto Porto - Roterdão Capitais Europeias da Cultura.
Realizou cerca de 25 exposições individuais em Portugal e no estrangeiro.
Participou em diversas exposições / projectos colectivos em Portugal e no estrangeiro.
Está representada em várias colecções particulares e institucionais em Portugal e no estrangeiro.
.....................................................................
JOSÉ GIRO
"Mascus"
Pastel seco/carvão sobre papel
Nascido a 21 de Fevereiro de 1994. Estudante da Facudade de Arquitectura da Universidade Porto (FAUP). Recebeu o Prémio Faber-Castell de desenho na FAUP em 2013. Realizou uma intervenção artística no Festival Ignition em 2015. Em 2016, participou na exposição colectiva “Call For Drawings” na FAUP e na exposição colectiva “SPECTRO” da Faculdad de Arquitectura, Diseño y Estudios Urbanos da Potificia Universidad Católica de Chile, elaborou uma exposição individual de pintura e desenho, “Inquietações: da figura ao gesto”, no GrETUA e em 2017 uma exposição individual de pintura e escultura, “Ancient Revisited”, na Biblioteca Munincipal de Vagos.
.....................................................................
LUISA ABREU
"O ar é de todos"
Luísa Abreu (Amarante, 1988) vive e trabalha na cidade do Porto. Licenciada em 2011 pela FBAUP em Artes Plásticas, terminou o último ano ao abrigo do programa Erasmus na Hochschule für Bildende Künste Dresden, na Alemanha. Concluiu em 2015 o Mestrado em Artes Plásticas pela ESAD de Caldas da Rainha. Integra actualmente o colectivo Rua do Sol. Das exposições que realizou destacam-se as individuais Foge-se em grupo porque assim se foge melhor na Sala 117 (2017,Porto), Estado crítico no Lugar do Desenho / Fundação Júlio Resende (2015,Gondomar) e Nota prévia sobre um assunto qualquer no Hotel Madrid (2015,Caldas da Rainha) É recentemente representada pela galeria SALA 117.
.....................................................................
MARIANA SALES
D'algibeira, V e VII
desenho sobre grafite em papel
58cm x 40cm
2017
D'Algibeira, é uma série de desenhos de coisas que se encontram e se guardam em bolsos e em baús, são ofertas e achados, recordações.
Mariana Sales. Nasceu a 1990, em Moçambique. Em 1995, com a familia,
muda-se para a ilha de São Miguel, Açores, Portugal.
Actualmente vive e trabalha no Porto.
Exposições mais recentes contam com a participação na “E Agora", Exposição colectiva, prod. Saco Azul Associação Cultural nos Maus Hábitos, Porto, 2017; Bienal Encontrarte Amares ‘17 - Concurso de Desenho, Amares, Portugal, 2017; Em “Linhas de Fundo”; Exposição Coletiva na Casa das Artes do Porto, Portugal, 2016; e na
“Inside Lottozero”, exposição coletiva de inauguração da Lottozero, textil laboratories em Bolzano e Prato, Itália, 2016.
.....................................................................
MIGUEL B. DUARTE
"Famescape"
Caldas da Rainha, 1970. Professor Auxiliar na Escola de Arquitetura da Universidade do Minho; Diretor do Museu Nogueira da Silva; Co-coordenador do Estúdio UM. Doutorado em Desenho pela FBAUL. Membro do Lab2PT.
.....................................................................
PAPINHO
"Airbnb and Bordados"
"O meu nome é Filipa Pinho. Não licenciada nas Belas Artes do Porto.
Desde muito cedo que comecei a aprender a bordar e a colecionar gatos.
Privilegiando sempre a matéria têxtil nos meus trabalhos, hoje dedico-me inteiramente aos bordados e ao airbnb."
.....................................................................
PAULO MOREIRA
"Berlin - after Berlin 2017"
Video Dv Pal widescreen,
Cor/som, 06' 23''
Créditos:
- Performers:
- Paulo Moreira
_ Pedro Piaf
- Banda sonora original:
A partir da composição – “Berlin Bric-á-Bràc, 2014”, performance multimédia criada por: - Joaquim Coelho.
Realizado a partir de recolha documental na rede web, e de gravações em estúdio, Berlin after Berlin enquadra a questão do medo, enquanto fenómeno social, globalizado. Atualmente a sociedade contemporânea navega em rede, as pessoas viajam, deslocam-se em massa, refugiam-se das guerras no continente Africano e na Ásia, procuram melhores condições de vida, atraidas pelo sonho capitalista, neo-liberal, do ocidente. Questões como emigração, raça, religião e segurança, voltam ao discurso politico eivadas de sentimentos patrióticos. Londres e Berlim referem exemplos cosmopolitas, onde estes fenomenos de transitoridade melhor se espelham. Os atentados terroristas nas ruas e na web, o caos e a desordem social, contribuem para uma espécie de estado de latência, determinado pelo medo.
Paulo Moreira
Nasceu em Luanda, Angola (1968). Vive e trabalha em Espinho, Portugal.
Mestrado em Desenho e Técnicas de Impressão, FBAUP – Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, 2015.
Pós-graduado em “Teorias e Práticas do Desenho”, pela FBAUP (Faculdade de Belas Artes do Porto), 2005.
Licenciatura em Educação Visual, 1993.
1º Prémio Edmond Rothshild de Pintura - Obra adquirida colecção Rothschild, 2003.
Exposições individuais e coletivas em Portugal, Espanha, Inglaterra, Canadá e Lituânia. Expõe regularmente na galeria Serpente, Porto.
Fortemente ancorado no desenho, o seu trabalho explora o cruzamento de diferentes meios, do vídeo instalado à performance.
.....................................................................
REIS VALDREZ
"Espaldares"
Objetos desenhados para contrariar posturas viciosas, pensados para exercer pressão sobre áreas cruciais utilizando o peso e a força de quem experimenta o mecanismo.
Reis Valdrez. Formado pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto em Artes Plásticas - Multimédia e com o Mestrado em Práticas Artísticas Contemporâneas. Expõe com regularidade desde 2012. Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian na Residência Artística da FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado) São Paulo, Brasil e vencedor do grande prémio da Bienal Internacional de Arte Jovem de Vila Verde em 2014, já expôs em diversos locais dos quais se destacam o Centro Internacional das Artes José de Guimarães na exposição Caminhos de Floresta, Studi Festival em Milão, a Sala-X U-vigo em Pontevedra, Bienal de Cerveira, Galeria dos Leões, Maus Hábitos, Centro dos Assuntos da Arte e Arquitetura em Guimarães e Árvore Cooperativa de Atividades Artísticas.
.....................................................................
RUI EFFE
"Sem título”
Repensar o espaço através das linhas estruturais.
Tendo por base as arestas, os vértices e valências;
equivalência combinatória do espaço expositivo.
Uma nova perceção de espaço condicionada por um reposicionamento das suas linhas mestras.
A condição do sujeito pela perceção do espaço.
O percurso; o desenho do caminho, o obstáculo, o Desenho...
Rui Effe. Licenciatura em Artes plásticas pintura FBAUP, Pos graduação em Artes plásticas U. Minho, Pós graduação em Direção artística - ESAP. Mestrado em Artes plásticas e Visuais. Prof de semiótica e geometria no IPCA. Prof Convidado na U . Minho – Design.
.....................................................................
RUI VITORINO SANTOS
"Rumor"
tinta da china sobre papel
Nasceu na Batalha, 1971, vive e trabalha no Porto.
Doutorado em Arte e Design, área de ilustração. É professor de Design de Comunicação e Ilustração na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Desenvolve em paralelo projectos de curadoria e investigação em Ilustração e participa regularmente em eventos individuais e colectivos na área da Ilustração.
.....................................................................
WIOLA STANKIEWICZ
"Sleeping Beauty"
Born in Poland . Currently lives and work in Porto.
..................................................................... |