de / from 23.03 a / until 18.05
Leonel Cunha
Pedro de Castro
Rodrigo Carvalho
...............................................................................
LEONEL CUNHA
"Anomalia"
05:32
cor e som
Anomalia, conjunto de 3 vídeos de 2007, que resultam da manipulação, em tempo real, de páginas HTML com um browser e, simultaneamente, de software que cria os sons a partir dos ficheiros ativados nesse momento.
...............................................................................
PEDRO de CASTRO
"Centrifuga"
Baseada num romance de plástico a gelatina dos ossos cospe o sangue pelas fissuras da idade das emoções vão em ciclo pelos tecidos do teu corpo e as fibras interligadas falam do que não sabes enquanto se sujam de amor pois sendo parte da mesma matéria a transformação passa de uma experiência colectiva para um reflexo individual a criação de um universo computacional com múltiplas dimensões onde te provocam até à morte e as emoções continuam em ciclo como ligações elétricas do teu emprisionado cérebro que solidificam a tua capacidade de sentir um negro sem moldura até que piscas os olhos e estás no teu universo cor-de-nada o amor centrifugo volta a puxar-te para a solidão e as emoções vão em ciclo agora que te dizes embriagado de amor artificial
xuslik 2019
(13’’ em ciclos repetidos, ficheiro de video desenvolvido em cinema4d, renderizado com octane e pós-produzido em after effects, composição de audio digital e masterização)
...............................................................................
RODRIGO CARVALHO
"Reduction/ Reflection"
Animação generativa e reactiva ao som, onde é explorado o movimento de um grupo de partículas que percorrem um "flow-field". As forças do campo são controladas pela amplitude sonora forçando deste modo as partículas a trajectorias imprevisíveis.
Criado para a faixa “118(Reduction/Reflection)” de @c /Pedro Tudela & Miguel Carvalhais/, (harpa por Angelica V. Salvi. e trompete por Susana Santos Silva). Incluido no álbum “Three-Body Problem” editado pela Cronica.
Ficheiro vídeo, 09:08. Renderizado em tempo real em Processing.
+ info e codigo: http://visiophone-lab.com/wp/?portfolio=reductionreflection
...............................................................................
...............................................................................
Leonel Cunha
Vive em Vila do Conde.
Conclui a licenciatura em Artes Plásticas-Pintura, em 1995, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, tendo sido bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian no ano letivo de 1994/1995.
Em 2005, realizou a Pós-Graduação em Tecnologia Multimédia, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
Em 2012, concluiu o Mestrado em Pintura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Doutorando em Arte Contemporânea, no Colégio das Artes, da universidade de Coimbra, 2018/2021. ...............................................................................
Pedro de Castro
1985, produtor de arte digital e designer multimedia. O seu percurso académico esteve sempre ligado à imagem em movimento e novos meios de visualização. Passou pela Soares dos Reis e pelo Instituto Politécnico do Porto, concluindo estudos em tecnologia audiovisual. Dedica o seu trabalho como produtor e director de arte no estúdio Grandpa’s Lab, explorando formas de transmitir narrativas audiovisuais através de novas tecnologias de som e imagem. O seus projectos tem foco principal dentro da projecção mapeada (video mapping), realidade extendida (xr) e ambientes imersivos.
É membro fundador da GOMA um projecto intercomunitário e artístico, que tem como objectivo catalizar o encontro entre as artes físicas e plásticas com as artes digitais. O projecto tem um carácter performativo, educativo e exploratório.
Porto, 1983, designer multimedia & new media artist. Licenciado em Design pela U.Aveiro (Aveiro, 2005), Mestrado em Artes Digitais pela U. Pompeu Fabra (Barcelona, 2009) e Doutorado em Medias Digitais pela U. Porto/UT Austin Colab (Porto, 2018).O seu trabalho foca-se em desenvolver e programar visuais e dispositivos interactivos para a criação de performances audiovisuais, instalações e espaços imersivos. Já esteve exposto em variados eventos nacionais e internacionais como: Sonar Festival (Barcelona), Mutek (Barcelona), ISEA(Dubai), Iminente (Lisboa) entre outros. Actualmente leciona no Mestrado de Media Interactivos da Escola Superior Media Artes Design (ESMAD-IPP).
É também lado visual do projecto BorisChimp504 e co-fundador do estúdio criativo Openfield. www.visiophone-lab.com ...............................................................................
...............................................................................