|
Dalila Gonçalves
Castelo de Paiva (Portugal), 1982.
É licenciada em Artes Plásticas-Pintura (FBAUP 2005) e Mestre em Ensino de Artes Visuais pela FBAUP e FPCEUP (Universidade do Porto 2009). Concluiu, na mesma universidade, o primeiro ano do Doutoramento.
Em 2008 foi seleccionada para a II edição do Curso de Fotografia do Programa Gulbenkian Criatividade e Criação Artística.
Entre 2010 e 2011 trabalhou em Barcelona no atelier do artista plástico Ignasi Aballí como bolseira do programa Inov-art.
Foi artista em residência (entre outras) no Programme KulturKontakt, Viena, Austria (2017); na Residência Inclusartiz (Rio de Janeiro 2014); na Residência Pivô- Arte e Pesquisa (São Paulo 2018), Fundación Marso, (México DF 2020), Projecto Fidalga (São Paulo, 2023).
Expõe regularmente em instituições e galerias em diferentes países da Europa, da América do Sul e EUA. Países onde está representada em colecções públicas e privadas. Destacam-se as Exposições na Galeria Quadrum, EGEAC, Lisboa (2021); no National Museum of Women in the Arts, Washington, USA, na Fundación Marso, México DF, Centro Cultural de Belém CCB, Lisboa (2019); no Centro de Artes de Alcobendas, Madrid (2018), na Fondation Hippcréne e Centrequatre em Paris (2017); na Tabacalera, Madrid (2016); no Arquipelago, Centro de Arte Contemporânea, Açores (2015); na Anozero’15 Bienal de Arte Contemporânea, Coimbra (2015); na Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa), no Centro de Arte Contemporânea Conservera, Murcia, (2014); no Museum of Contemporary Art in Roskilde (Dinamarca), Centro SUBTE, Montevideo (2014), Trienal Beufort04 na Bélgica; Jardim Aberto, Jardins do Palácio de Belém, Lisboa (2007); Anteciparte e Jovens Criadores, Lisboa (2006).
Apresentou também o seu trabalho em feiras como a Arco Madrid, Espanha(colectiva e soloproject); Zona MACO, México (colectiva e soloproject); ArcoLisboa; ArteRio e SPArte, Brasil (colectiva e soloproject); ArtBO, Colômia; ArtLima, Perú; Vienna-Artfair, Áustria; Artíssima, Itália; Untitled Miami (USA), entre outras.
............................................................................... |
|
Patrícia Geraldes
1980
Vive e trabalha entre o Porto e a aldeia de Picote em Trás-os-Montes.
Formação em Pintura pela FBAUP, tem vindo a desenvolver um corpo de trabalho que parte da linguagem do desenho e se desdobra em peças de escultura e instalação.
O foco da sua pesquisa artística é a antiga relação do Humano com a Natureza, utilizando materiais naturais que encontra nos bosques, montanhas e praias, desenvolvendo instalações que invocam noções de sustentabilidade e ancestralidade.
Para além da sua pesquisa pessoal tem desenvolvido residências artísticas nas quais desenvolve projetos de intervenção e arte e comunidade, nomeadamente na Índia no Sunaparanta Centre for the Arts, em Roma através da plataforma Magic Carpets no Latitudo Art Projects e através do programa Peninsulares no Museu Vostell em Malpartida de Cáceres.
É co-fundadora do coletivo CampaNice, espaço de criação e programação independente no Porto. É diretora artística do projeto de residências, Encontros da Primavera, Antropologia, Arte Contemporânea e Território em Picote. |