Rua do Bonjardim, 1176
Teixeira Barbosa .................................................................................................
Vídeos no fim da página
Videos at the bottom
Leonel Cunha
Luís Troufa
Arturo Fuentes
Filipe Garcia
Vítor Silva Cravo
Ana Carvalho
Cristina Regadas
João Baeta
Manuela São Simão
Jorge Fernando dos Santos
José Maia Lopes
Manuel Santos Maia
Paulo Mendes
Pedro Maia
Susana Soares Pinto
Alexandre A. R. Costa
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Artistas convidados
Invited artists
Alexandre A. R. Costa
"Bela degradação simbólica"
Gravado com um | Recorded with an iPhone 5.
H.264, Cor/Color, Audio Stereo/Stereo Audio.
0:00:01:23.43.
Braga/Portugal
2015
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Ana Carvalho
"Vista I - Árvore"
2'50''
2015
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Arturo Fuentes
“Torsion flow test 001”
0'24''
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Cristina Regadas
"Okinawa"
vídeo, clor, 2'
H264.mov transfered to dvd
som/sound: TimiTimiNoNo_ Untitled (excerpt)
2013
PT
Nos anos 70, várias cidades no Japão foram fotografadas em slide por um turista anónimo. O conjunto destes diapositivos foi arquivado, estudado e organizado segundo uma metodologia que visa a criação de várias narrativas especulativas.
A partir de uma imagem fixa, subtilmente manipulada ao longo do tempo do filme, que coabita com uma banda sonóra em crescendo, o espectador ansiará por um movimento dos elementos representados.
Okinawa, que dá título a este filme, é uma região japonesa composta por várias ilhas. Tem ocupação norte-americana desde a segunda Guerra Mundial, e durante a Guerra do Vietname serviu de ponto estratégico nas movimentações bélicas.
A dieta alimentar em Okinawa é uma das mais saudáveis do mundo. A esperança média de vida ronda os 100 anos.
EN
In the seventies, several Japanese cities were photographed on diapositive film by an anonymous tourist. This group of slides was archived, studied and organized following a methodology that aims to create fictitious narratives.
From a still image, subtly manipulated throughout the duration of the video, led by a dense sound in crescendo, the spectator will yearn for a movement of any of the represented figures.
Okinawa, the title of this video, is a Japanese region composed by hundreds of islands. It has been occupied by the USA since the Second World War, and has been a strategic point during the Vietname War.
The food diet in Okinawa is one of the healthiest in the world. The average life expetancy is around 100 years.
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Filipe Garcia "Place topia"
1' 17'' (1' 11' loop)
Video: Filipe Garcia
Filming: Ana Marques
Lugar/Place/Topia: Delhi - India
2014
Place topia as a mantra of endless meta positions, of subtle little perceptions, of silence noises in eminent disclosure, playing between the tripalium body and the mirror identity mind. Reflecting the object artist transcending in to the place of para doxum expressed as subject creativity. The upper standing in observation has present moments, like a infinite photography that lies with in.
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João Baeta
"Electrolux"
1’ 46’’ - Cor, som
2015
A realidade é uma construção ficcional. Por isso a probalidade racional
é múltipla e diversa, tal como o são sempre, os resultados do livre arbítrio e os cenários possíveis do mundo. Partindo deste pressuposto o vídeo recria uma experiência ocorrida na infância de um ser humano.
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Jorge Fernando dos Santos
"É preciso estabelecer uma comunicação"
revisitando: horse, archer pechawis, 2001
som: crystal martin e charlotte qamaniq (inuit - alaska)
2´15´´
2015
Comunico com o meu cavalo e,...
Referencia o Massacre de Sand Creek.
Eles começaram a atirar sobre os cavalos.
O ar ficou preenchido com o som de tiros e dos gritos de cavalos.
Nós, os povos do cavalo, suportamos muito por vós.
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José Maria Lopes / Helena Luísa Lopes
"Sem Título"
Piano: JML
Camara: HLL
Ano: 2009
2015
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Luís Troufa
"Our Songs Will All Be Silenced"
Imagem: Luís Troufa
Som: J.A. & A. Coelho
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Manuel Santos Maia
"É a minha própria casa, mas creio que vim fazer uma visita a alguém"
Realização: Manuel Santos Maia
Argumento: Manuel Santos Maia
Câmara de Ricardo Leite
Filme: Super 8
Telecinagem: Ricardo Leite
Edição Vídeo: Ricardo Leite
Texto: Maria Gabriela Llansol (do livro UM FALCÃO NO PUNHO)
Produção: Manuel Santos Maia, Casa da Imagem, Joana Mateus, Inês Azevedo e Ricardo Leite
Argumento: Manuel Santos Maia
Fotografia: Manuel Santos Maia
Pós-produção de imagem: Ricardo Leite
2`50``
2012
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Manuela São Simão
"(In)to the unknown"
2'21''
Risco no chão um traço, à beira água:
Não tarda que a maré o deixe raso.
Tal e qual o poema. É comum sorte
Que areias e poemas tanto valham
Ao vaivém da maré, vem-vem da morte.
José Saramago in Os Poemas Possíveis
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Paulo Mendes
"ILHA #2"
1’44’’
2014/15
Fragmento da instalação documental realizada com os habitantes da Ilha da Bela Vista na cidade do Porto.
Eles estão isolados na sua ilha porque a eles os isolaram primeiro, refugos de uma revolução industrial não concretizada e de uma revolução politica que se corrompeu no seu próprio labirinto.
Os trabalhos em fotografia e vídeo, instalações efémeras site-specific realizados na ilha da Bela Vista com os seus habitantes, testemunham e resultam de uma apropriação e discussão do espaço e das vivências com os seus moradores, primeiros espectadores daquelas intervenções.
Fazendo parte da memória histórica do Porto, estas (h)istórias menores ajudam a escrever a história maior de uma cidade onde estes espaços urbanos, as ilhas, vestígios decadentes de um passado industrial economicamente vigoroso, são hoje uma metáfora possível de um país periférico e fechado sobre si mesmo, onde uma nostalgia cosmopolita inibe um pensamento estratégico de futuro.
A inexorável máquina interrogativa resistente á passagem do tempo, asfixia a memória individual tingindo-a com a triunfal narrativa colectiva.
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Pedro Maia
"Moonspell"
2'13''
Vídeo / Áudio
2013
Moonspell foi concebido a partir de um conjunto de 41 imagens que definem uma série criada no âmbito do projeto Moonwalking entre 2014 e 2015. Tal como em outros projetos de fotografia e de edição realizados nos últimos três anos, as imagens que estão na base deste vídeo foram extraídas originalmente de várias curtas e longas metragens de cineastas e realizadores diversos, sendo depois descontextualizadas, editadas e manipuladas digitalmente. Neste vídeo em particular adoptou-se, inspirado no recente teaser realizado para a exposição Under the Skin (Galeria Adorna Corações, Porto, 2015), na criação de um vídeo híbrido, ou seja, um meio de expressão que não se assume originalmente como video-art mas que se situa mais entre a ideia de um vídeo promocional de uma exposição a realizar futuramente e uma curtíssima metragem que tenta complementar e contextualizar um dado significado e ambiência que as imagens por si só não potenciam totalmente. Nesse sentido, e no âmbito específico desta alusão à ideia de dark America muito explorada por Lynch e também à ideia de um mundo paralelo presente no nosso dia-a-dia que raramente temos consciência, a criação e inserção de uma banda sonora fragmentada e em reverse mode (Bach Cello Suite Nº.1 por Yo-Yo Ma e mensagens de voz de telemóvel) assume um papel fulcral em complemento à sucessão de imagens encadeadas, como se folheássemos um livro ou presenciássemos os vários elementos ou episódios fragmentários que, por exemplo, poderiam ter constituído um crime, uma narrativa ou um simples acontecimento que apenas por mero acaso não nos passou despercebido.
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Susana Soares Pinto
"Ensaio. Um plano geral, direções opostas"
1:38'22''
2015
PT
Exercito a prática da filmagem numa perspectiva de decrescimento, apenas um plano mas , em oposição, vários sentidos ou direções dentro de uma realidade contemporânea difícil de entender.
EN
It is a shooting exercise in a decrease perspective, only a plan but, in contrast, various directions within a difficult contemporary reality to understand.
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Alexandre A. R. Costa
Braga, Portugal, 1973
Artista plástico, de performance, músico e ativista cultural, expôs com autores como Tim Etchells, Edmund Francis, Martin Creed, Tracey Emin ou Javier Tudela, assim como autores emergentes. Apresentou trabalho e.g. em Frankfurt, Berlim/DE, Sète, Paris/FR, Porto, Lisboa/PT, Londres, Durham/UK, Madrid, Pontevedra/ES, São Paulo/BR, New York, Madison/Washington D.C./US. Cofundador e corresponsável pela direção/programação artística do Espaço Artes Múltiplas – I.A.C./Porto (2000-2003); Cofundador e corresponsável pelo Projeto Programático Artemosferas/Porto (2001-2003) onde apresentou trabalho, foi comissário e produtor. Diretor do PROJECTO I.M.A.N. – Práticas artísticas contemporâneas (2005-); Coorganizador dos Ateliers Mompilher/Porto (2011-). Cocomissariou ainda e.g. “TranstlânticaXTransatlântida”, Centro Cultural São Paulo/BR (2012). Docente no ensino superior público, área artística (I.P.V.C./PT). Investigador (2009-) Grupo MODO – modos de conocimiento artístico, Facultad Bellas Artes, Univ.Vigo/ES, tendo sido comissário do projeto “Neste Universo:”. A sua tese de Doutoramento foi apoiada com uma bolsa de investigação F.C.T. O seu percurso académico reúne ainda: Postgraduate Diploma (M.A.), Surrey-Roehampton Univ. London/UK; Curso Doctorado e Diploma de Estudios Avanzados, Univ.Vigo/ES; Licenciatura, Artes Plásticas-Escultura Faculdade Belas Artes, Univ.Porto/PT.
Ana Carvalho
Porto, 1970.
Vive e trabalha no Porto.
Performer visual, cria composições e escreve sobre assuntos relacionado
com a performance audiovisual ao vivo.
Nos seus trabalhos aborda aspectos da identidade, colectiva e individual (por vezes fictícia),
utopias sociais, construção de memória, e formas de conhecer.
Os projectos evidenciam o processo como expressão artística e recorrem de metáforas e
elementos visuais do reino vegetal.
Cristina Regadas
Nasceu em 1977
Vive e trabalha no Porto, Portugal
É licenciada em Escultura pela Faculdade de Belas Artes, Universidade do Porto. Aluna bolseira Erasmus no curso de Fotografia da École Supérieure “Le 75”, Bruxelas, Bélgica
Das exposições individuais destacam-se Rise and Shine em 2007, na Galeria MCO no Porto; e Piéce Unique em 2005 na Galeria Plumba, Porto.
Participa em diversas exposições colectivas em Portugal, Espanha e Brasil desde 1999, destacando as últimas – Lugares de Viagem, Bienal da Maia 2015; SUB 40, Galeria da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, Porto; A riqueza múltipla e multiplicadora da ambiguidade, no Espaço Mira, Porto em 2014; HETERO Q.B., Museu do Chiado em Lisboa e Uma questão de Género, Espaço Axa no Porto, em 2013.
Em 2006/7 foi fotógrafa colaboradora dos YPU (Young Photographers United), tendo trabalhado sobretudo entre o Porto e Holanda.
De 2009 a 2011 foi co-programadora da “Fundação” (http://a-fundacao.blogspot.pt/), espaço de programação independente na cidade do Porto, que recebeu vários artistas nacionais e internacionais
Em 2012, colaborou com o coletivo Ouunpo (http://visionforumouunpo.blogspot.pt/) na sessão do Porto
Desde 2012 que publica diariamente no seu projecto online Dailies (http://cristinaregadas-dailies.tumblr.com/)
Filipe Garcia
Within the different contexts in which it occupies and questions, tries through proximity relations of ethics, and aesthetics, conceptual and spiritual, to give to understand the numerous possibilities for an experimental and intuitive aproach, thus creating space for new perspectives and variables in the definition, apreention and understanding of the problems of synchronicity, of paradox and present moment in contemporary art.
His most recent work is based on the approach to diferent systems thinking as a means to broader understanding of issues relating to the site, non site (utopia), observation, perception, and (a)perception of the Artwork on the relationship between public and private, visible and invisible form, in order to promote the expansion of consciousness as a creative process of building experience in vibrational reality.
João Baeta
Lisboa, vive e trabalha em Matosinhos
Artista plástico, com apresentações públicas do seu trabalho, de modo mais regular, desde 1990. Co-fundador em 2001 do Maus Hábitos - Espaço de intervenção Cultural e membro da sua equipa até 2003, ano em que fundou o Instituto Antimatéria - associação cultural sem fins lucrativos. Desenvolve projetos como curador independente desde 2006. Responsável pela programação do Espaço Ilimitado - Núcleo de Difusão Cultural de 2006 a 2012 e do Quarto Escuro - Project Room de 2009 a 2012.
Licenciado e Mestre em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Leonel Cunha
Gondomar, 1968.
Vive em Vila do Conde.
Em 2012 concluiu o Mestrado em Pintura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Em 2005, concluiu a Pós-graduação em Tecnologia Multimédia, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
Em 1995, concluiu a Licenciatura em Artes Plásticas-Pintura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Luís Troufa
Porto, 1971
Mestrado em Artes Plásticas - Pintura pela Faculdade de Belas Artes do Porto em 2013
Trabalha nos domínios da pintura, desenho e do vídeo.
Vive em Viana do castelo, Portugal
Iurta is a project of drone/experimental music, delivering long and evolving pieces of hypnotic patterns of sound. Our work is based on trance-like states: from the use of a single sound source to dense structures of moving sounds, what is central is the reaching of some sort of altered state, when the rational mind is switched off and the archaic mind emerges us in primitive, archetypical images, feelings and sensations.
Manuela São Simão
São Paulo, Brasil. 1980.
Vive e trabalha no Porto onde estudou Artes Plásticas, Pintura.
“Manuela São Simão assume um compromisso com uma prática que retoma a exploração dos limites entre vida quotidiana e objecto artístico” (curadora Vera Carmo, Maio de 2012)
Como artista multidisciplinar, tem vindo a apresentar o seu trabalho em áreas distintas tais como a pintura, o desenho, a ilustração, a performance/intermedia, a instalação, a fotografia, a arte pública, a arte sonora/radio arte. Tem vindo a apresentar o seu trabalho plástico e performativo em Portugal como no estrangeiro, em espaços como o Museu dos Biscaínhos e o Museu D. Diogo de Sousa em Braga, Museu Serralves, Museu da FBAUP, Faculdade de Letras da UP, a Galeria Extéril e o Espaço Ilimitado no Porto, a Fundação Júlio Resende (Gondomar), o Museu da República de Aveiro, a Galeria Sete em Coimbra, o Instituto Alemão, o Museu dos Transportes e Comunicações, o Teatro Maria Matos e a Culturgest em Lisboa, o The Mews Art Space (Whitechapel), Stockwell Studios e a 198 Gallery (Brixton) em Londres entre outros.
Enquanto curadora foi responsável por alguns programas de rádio arte em Lisboa e Londres (cidades em que residiu) com transmissões em simultâneo na Rádio Zero (Lisboa) e na Resonance FM (Londres) assim como na Mobile Radio (a rádio oficial da Bienal de São Paulo 2012).
Foi responsável pela curadoria de instalações sonoras e exposições de diversos artistas nas cidades de Lisboa, Porto e Londres assumindo em alguns casos o pseudónimo EDITMAKEMIX.
Em 2008 começa a desenvolver projetos intermedia colaborando com artistas, performers e músicos tais como Pedro Lopes, Carlos Santos, Filipe Lopes, Companhia Sem Palco, Joana Mateus, Sofia Lopes, Paulo Raposo, Gabriel Ferrandini, David Maranha e Pedro Sousa.
Foi co-fundadora da Associação Cultural Sem Palco e do Coletivo Partícula no Porto. Esteve associada à Casa da Animação no Porto, e à Granular, Associação de música experimental em Lisboa com a qual colaborou em alguns projetos. É membro da Rádio Zero (Lisboa) desde 2008. http://manuelasaosimao-projects.blogspot.com
Paulo Mendes
Lisboa, 1966.
Trabalha em Lisboa e no Porto.
Artista plástico de formação, comissário de exposições e produtor de projectos culturais.
Fundador e membro da direcção da PLANO 21 associação cultural e da PLANO GEOMÉTRICO, associação cultural.
Apresenta o seu trabalho individualmente e em colectivo desde o início da década de 90. Através da aproximação à realidade social, a sua produção assume fortes contornos de afirmação política. A contaminação entre as várias disciplinas - visuais e performativas - e a diversidade de suportes usados, desde a pintura e o desenho até á instalação ao vídeo e á fotografia, caracterizam o seu trabalho.
Participou e comissariou numerosas exposições, independentes e institucionais, que marcaram o desenvolvimento do trabalho de uma nova geração de criadores.
Ao longo dos anos e enquanto artista plástico apresentou trabalhos no Museu de Serralves, Círculo de Artes Plásticas de Coimbra (CAPC), Museu do Neo-Realismo, Solar Galeria de Arte Cinemática, Laboratório das Artes, Museu do Chiado, Centro de Artes Visuais (CAV), Galeria João Graça, Plataforma Revólver, Galeria ZDB, Culturgest, Galeria Quadrum, Sala do Veado, Fundação Cupertino Miranda, Galeria Graça Fonseca, Museu Nogueira da Silva, Pavilhão Branco do Museu da Cidade, Galeria Nuno Centeno, Espaço Fundação PMLJ, Museu do Oriente, Centro Cultural Vila Flor (CCVF), Colégio das Artes, Museu da Electricidade/EDP, entre muitos outros espaços nacionais e internacionais.
Ao longo de vinte e cinco anos de trabalho, participou em aproximadamente trezentos projectos expositivos e performativos tendo comissariado e produzido mais de setenta exposições, adquirindo um extenso conhecimento das práticas artísticas em Portugal.
O seu trabalho encontra-se representado em diversas colecções privadas e públicas nacionais e internacionais como a Fundação de Serralves, Fundação Ilídio Pinho, Fundação PLMJ, Fundação Portugal Telecom, Museu do Neo-Realismo, Círculo de Artes Plásticas de Coimbra (CAPC) ou o Museo Extremeño e Iberoamericano de Arte Contemporáneo (MEIAC) em Espanha. www.paulomendes.org
Pedro Maia
Porto, 1962.
Licenciatura Artes Plásticas ESBAP / Mestrado em Pintura Univ. Massachusetts / PhD Desenho FBAUP
Exposições, Projetos de Colaboração & Comissariado (seleção): 2015: Glimpse – The Art of Dying, com Carolina Morais Fonseca (coreografia e dança) e Hamidreza Maleki (música), Theaterlab, Nova Iorque, E.U.A. (vídeo e imagem) - 2015 Galeria Adorna Corações, Porto (fotografia) - 2015: Galeria Exteril, Porto (vídeo) – 2013: Cocomissário e coorganização para D.U.H. Exposição Internacional, Desenho na Universidade Hoje, FBAUP, FAUP, Porto - 2013: Comissário para Projeções 2013 (FBAUP), Lugar do Desenho - Fundação Júlio Resende, Porto - 2013: Comissário para a exposição de Constança Araújo Amador: Greguerías, Galeria dos Leões, Universidade do Porto, Porto - 2013: Comissário para A História do Homem Montanha e a Menina dos Lápis de Cera, exposição de desenho de Pascal Ferreira, Galeria dos Leões, Universidade do Porto, Porto - 2012: Comissário de It's not just about Rabbits and the Bears, da autoria de Maja Babic Kosir, Novembro, Galeria dos Leões, Porto - 2012: Coordenador e Comissário de Futuro, Não Futuro, Exposição Finalistas 2011, Palacete Pinto Leite, Porto - 2012: Comissário de Projeções 2012 (FBAUP), Lugar do Desenho - Fundação Júlio Resende, Porto - Comissário para Before We Die (David Penela, Maja Babic Kosir, Mariana a Miserável e José Cardoso), Abril, Galeria dos Leões, Universidade do Porto - 2012: Organização Zootropio Video Festival, Lófte, Porto - 2012: Cinco Séculos de Desenho na Coleção da FBAUP, Museu Nacional de Soares dos Reis, Porto (desenho) - 2011: Centro Cultural Vila Flor, Guimarães (fotografia) - 2010: Arte em Segredo, Galeria dos Leões, Universidade do Porto (desenho) - 2010: Panther Woman, Espaço Campanhã, Porto (vídeo) 2005: 100 Desenhos, Maushábitos, Porto (fotografia) - 2005: 100 Desenhos – Fricção, Impressão e Diluição, Convento Corpus Christi, Vila Nova de Gaia (fotografia) - 2004: Galeria CUBIC – Arte Contemporânea, Lisboa (fotografia) - 2003: Galeria Ao Quadrado, Vila da Feira (fotografia) - 2003: Galeria Extéril, Porto (desenho) - 2001-2004: Comissário para Maus Hábitos, Porto - 2001: Autor e Comissário para In_bloc, um projeto multidisciplinar para Maus Hábitos, Porto - 2003: Desenhos de Lugares, Maus Hábitos, Porto (fotografia)- 2002: Operação Porto, Maus Hábitos, Porto (fotografia) - 2002: Texturas de Lugar – Projeto Multimédia com Jonathan Uliel Saldanha encomendado pelo Departmento de Geografia, Universidade do Minho, Guimarães - 2001: INT-EXT-INT – Instalação com Michele Gigante e Cristiano Bartolini, Maus Hábitos, Porto - 2001: Mausábitos 1930/2030, Projeto Utópico de Arquitetura com Teresa Aguiar e Nuno Malheiros, Maus Hábitos, Porto - 1999: Galeria Paula Fampa, Braga (pintura)- 1996: Galeria Módulo, Porto (pintura) - 1994: Galeria Módulo, Lisboa (pintura) - 1990: Herter Gallery, University of Massachusetts, Amherst (desenho/pintura/instalação) - 1990: Galeria Módulo, Lisboa (pintura) - 1989: South Gallery, Greenfield Community College, Greenfield (pintura) - 1990: Projecto Secreto I, Instalação Multimédia concebida para R.A.T. (Research, Art & Technology), uma colaboração com Michael McCune, Hampden Gallery, Massachusetts, Amherst. Representado em coleções de (seleção): Fundação de Serralves, Porto - Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto - Fundação Cupertino de Miranda, Famalicão - Companhia de Seguros Tranquilidade, Lisboa - Banco de Comércio e Indústria, Leiria - Centro Porsche, Porto.
Susana Soares Pinto
Porto, 1968
Portugal / 2009/2013 Licenciatura em Artes Plásticas na Fbaup / 2013/5 Frequenta o MPAC na Fbaup / Exposições e participações: 2012 residência artística Guimarães capital da Cultura, filme camera less technique El Calafate / Publicação Espectro na Escuridão em Print[ed] Matter[s] [Un]needed Conversations / Arrêt galeria da Fbaup / 2013 Orgão, Interferências e Depósito na colectiva DEMO no Palacete Pinto Leite, Porto / Conflitos Silenciosos na coletiva AUS em Dresden / 2014 Memórias de Sobrevivência na Jangada de Medusa no seu atelier / Participa no coletivo Usucapião e apresentam 56 Maria José / Produção das Video Jam Sessions no Clube dos Fenianos do Porto / Participa com Sintoma no Serralves em Festa com a performance ngimbe ephepheni / What fucking role am I going to play today?, Jangadas de Sobrevivência e Foge se conseguires! na coletiva Sentido[s] Direction[s] no Fórum da Maia / Vozes-Ecos em colaboração com Isabel Costa no Festival Semibreve, Braga / Prémios: menção honrosa pelo prémio de aquisição de Artes Plásticas 2012-13 da Faculdade de Belas Artes do Porto.
Vitor Silva Cravo
É pintor e docente da FAUP desde 1987. Concluiu a licenciatura na Escola Superior de Belas-Artes do Porto, em 1983, e o doutoramento, em Desenho, em 2000. Realizou pós-doutoramento em 2004-2008. Foi bolseiro da JNICT e da FCT.
É autor de Ética e Política do Desenho. Teoria e Prática do Desenho na Arte do século XVII (Faup-publicações, 2004), Aby Warburg 1866-1929, uma cartografia da história, da arte e da cultura ( Braço de Ferro, 2010) e Henrique Pousão. Infância, Experiência e História do Desenho (Dafne Editora, 2011) Foi curador da exposição Esperando o Sucesso, Impasse académico e modernismo de Henrique Pousão, Museu Soares dos Reis, Porto. Tem orientado a sua investigação na área do desenho e imagem.
É co-editor da Revista Psiax e integra o Projecto editorial e cultural Imago/Ymago.
Actualmente é membro do Núcleo de Investigação em Desenho , NID, do Instituto de Investigação em Artes, Design e Sociedade, I2ADS, da FBAUP, fazendo parte da Direcção do Projecto Atlas & Vocabulário do Desenho. Expõe regularmente desde 2000 na Galeria Extéril, Porto.
Alexandre A. R. Costa
"Bela degradação simbólica"
Gravado com um | Recorded with an iPhone 5.
H.264, Cor/Color, Audio Stereo/Stereo Audio.
0:00:01:23.43.
Braga/Portugal
2015
Ana Carvalho
"Vista I - Árvore"
2'50''
2015
Arturo Fuentes
“Torsion flow test 001”
0'24''
Cristina Regadas
"Okinawa"
vídeo, clor, 2'
H264.mov transfered to dvd
som/sound: TimiTimiNoNo_ Untitled (excerpt)
2013
Filipe Garcia
"Place topia"
1' 17'' (1' 11' loop)
Video: Filipe Garcia
Filming: Ana Marques
Lugar/Place/Topia: Delhi - India
2014
Não disponível de momento
João Baeta
"Electrolux"
1’ 46’’ - Cor, som
2015
Jorge Fernando dos Santos
"É preciso estabelecer uma comunicação"
revisitando: horse, archer pechawis, 2001
som: crystal martin e charlotte qamaniq (inuit - alaska)
2´15´´
2015
José Maria Lopes / Helena Luísa Lopes
"Sem Título"
Piano: JML
Camara: HLL
Ano: 2009
2015
Luís Troufa
"Our Songs Will All Be Silenced"
Imagem: Luís Troufa
Som: J.A. & A. Coelho
Manuel Santos Maia
"É a minha própria casa, mas creio que vim fazer uma visita a alguém"
Realização: Manuel Santos Maia
Argumento: Manuel Santos Maia
Câmara de Ricardo Leite
Filme: Super 8
Telecinagem: Ricardo Leite
Edição Vídeo: Ricardo Leite
Texto: Maria Gabriela Llansol (do livro UM FALCÃO NO PUNHO)
Produção: Manuel Santos Maia, Casa da Imagem, Joana Mateus, Inês Azevedo e Ricardo Leite
Argumento: Manuel Santos Maia
Fotografia: Manuel Santos Maia
Pós-produção de imagem: Ricardo Leite
2`50``
2012
Manuela São Simão
"(In)to the unknown"
2'21''
Paulo Mendes
"ILHA #2"
1’44’’
2014/15
Pedro Maia
"Moonspell"
2'13''
Vídeo / Áudio
2013
Susana Soares Pinto
"Ensaio. Um plano geral, direções opostas"
1:38'22''
2015